Jornada LusOpenEdition, ISCTE-IUL, 8 de abril 2016, Lisboa

Cartaz_LusOpenEdition (1)

No dia 8 de abril, o CRIA e seu parceiro o Centre pour L’Édition électronique ouverte (CLÉO) vão organizar uma jornada em torno do projeto LusOpenEdition, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Este projecto iniciou-se em 2011 com a ideia de estimular a difusão da produção científica em língua portuguesa nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, através da plataforma OpenEdition. Concebido como um dispositivo de divulgação dos resultados da investigação, LusOpenEdition ambiciona associar atores-chave da comunidade científica lusófona.

No encontro de abril vamos apresentar uma nova fase do projeto: LusOpenEdition Books dedicado à difusão de colecções de livros científicos em língua portuguesa nas mesmas áreas. O nosso objetivo é constituir uma rede de parceiros (editores e centros de investigações) no mundo lusófono, e implementar um projeto editorial durável difundido através da plataforma OpenEditionBooks. Nesta ocasião, queremos também contribuir para uma reflexão geral sobre a edição electrónica e a ciência aberta.

Programa

10h00–10h30
Abertura

10h30–13h00
Mesa redonda – O papel das revistas de ciências sociais e humanas na criação de um espaço científico lusófon
Clara Carvalho e João Dias (Cadernos de Estudos Africanos); Fátima Sá e Melo Ferreira (Ler História); João Pedro Silva Nunes (Fórum Sociológico e Configurações)José Manuel Sobral (Análise Social); Maria das Dores Guerreiro (Sociologia, Problemas e Práticas); Miguel Vale de Almeida (Etnográfica).
Moderação: Frédéric Vidal (CRIA, Projeto LusOpenEdition)

14h30–17h30
Encontro – A ciência aberta e o livro: novos desafios para as ciências sociais e humanas

14h30
Abertura
Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

15h00
The open access book: a key element for open science in the humanities and social sciences
Pierre Mounier (OpenEdition)

15h30
Mesa redonda
João Caetano (Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior — APEES); Maria João Padez de Castro (Imprensa da Universidade de Coimbra); Renato Miguel do Carmo (Editora Mundos Sociais)
Moderação: Frédéric Vidal (CRIA, Projeto LusOpenEdition)

You may also like...