O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL integra OpenEdition Books

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) divulga, através da OpenEdition Books , a sua coleção ebook’IS (ebook International Studies) dedicada à publicação de monografias e livros editados em formato digital. Trata-se de uma colecção com revisão científica que constitui um elemento importante na difusão internacional da investigação do CEI-IUL.

O CEI-IUL segue uma política de promoção do acesso aberto aos resultados das suas actividades, de modo a que estes sejam acessíveis, lidos e utilizados não apenas dentro da universidade, mas também pela sociedade em geral. Em breve serão lançados mais livros sobre diversas temáticas.

ebook’IS já é composta por três livros disponível em acesso aberto:

Informality and Urbanisation in African Contexts: Analysing Economic and Social Impacts, Aline Afonso (Ed.)  Este livro reúne 5 comunicações apresentadas à Conferência Internacional ECAS 2013. De acordo com o tema da Conferência, “African dynamics in a multipolar world”, foram seleccionadas, dentro do universo das 118 comunicações apresentadas, aquelas que se debruçaram sobre o tópico “informality and space reconfiguration”. Estes trabalhos foram apresentados em 4 painéis diferentes: “Writing the world from another African metropolis: Luanda and the urban question”, “Urbanisation and poverty in mining Africa”, “Urban imaginaries in Africa” e “Managing other people’s money: financial services in sub-Saharan Africa after structural adjustment”.

Media Freedom and Right to Information in Africa, Luca Bussotti, Miguel de Barros & Tilo Grätz (Eds.)  Este livro resulta directamente de um painel organizado no Fifth European Congress of African Studies, realizado em Lisboa, em junho de 2013. O painel intitulado “Press Freedom and Right to Information in Africa” procurou encontrar respostas para o problema da liberdade de imprensa no continente africano, partindo do princípio que este é, na actualidade, um dos principais problemas em África.

Vozes do Universo Rural. Reescrevendo o Estado em África, Fernando Florêncio et al. Trata-se de uma obra que nasceu do projecto de investigação “Dinâmicas Sociais na Estruturação dos Espaços políticos em Contextos Rurais Africanos”, no qual se analisaram, em termos comparativos, as dinâmicas sociais que ocorrem em universos rurais africanos e a participação de diferentes actores sociais nos processos de construção de espaços políticos e da sua articulação com os actores políticos nacionais, Estado, partidos políticos, igrejas, ONG’s, etc.

O CEI-IUL aceita em permanência propostas de publicações que se debrucem sobre as suas áreas temáticas, como Instituições, Governação e Relações Internacionais, Desafios Societais e do Desenvolvimento, Economia e Globalização, e sobre as suas linhas regionais: África, Ásia, Europa e Relações Transatlânticas, Médio-Oriente e América Latina. Todas as propostas, acompanhadas de um resumo e da identificação dos autores, deverão ser remetidas para cei@iscte.pt.

You may also like...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *