Revistas online

aaAnuário Antropológico
O Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhas, críticas e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês. Os artigos selecionados pela comissão editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de anonimato.

Cadernos de Estudos Africanos
A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL de Lisboa especializada em temáticas africanas. Aberta à comunidade científica internacional que trabalha na área das ciências sociais sobre este continente, apostando na internationalização, na inter e multidisciplinaridade, publica artigos em quatro línguas (português, inglês ,espanhol e francês). A revista Caderno de Estudos Africanos tem tido, desde o seu primeiro número, datado de Julho de 2001, uma publicação regular e semestral.

cp_160x75Comunicação Pública
A revista Comunicação Pública é um novo projeto editorial para o campo científico, académico e profissional, da comunicação. É um espaço que acolhe trabalhos de investigação, ensajos teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspectivas, linguagens, contextos e objectivos que os caracterizem, façam da comunicação o seu objecto comun. Abarça diferentes contextos de comunicação – interpessoal, grupal, organizacional, comunitário e social – nas diferentes escalas geopolíticas, e os vários subsistemas especializados que, de uma forma profissional e organizada, repartem entre si a função social de levar até aos mais variados públicos todo o tipo de mensagens na contemporaneidade.

Configurações
Configurações – Revista de Sociologia publica trabalhos académicos inéditos em ciências sociais, sob a forma de artigos e recensões de livros, que possam contribuir para enriquecer o conhecimento científico da realidade social, no plano nacional e internacional. Procura-se equilibrar a publicação de trabalhos de investigadores seniores com a disseminação de trabalhos de jovens investigadores, que apresentem qualidade e originalidade. Trabalhos provenientes de áreas afins, considerados com interesse para as ciências sociais, mormente para a Sociologia, poderão ser considerados para publicação.

Confins
Confins
 é uma revista franco-brasileira de geografia, dedicada à publicação de artigos originais, em francês ou português, e traduções de artigos existentes. Os artigos tratam, com numerosas ilustrações, de assuntos brasileiros, franceses ou outros, e prioridade é dada aos artigos comparativos e os artigos de brasileiros sobre a Europa. A revista difunde em ambas direções os avanços das pesquisas em geografia, em todas as suas linhas, com ênfase na geografia regional. Quanto às abordagens, nenhuma exclusiva, mas as exigências de uma revista científica são seguidas e, portanto a avaliação dos artigos por comitês internacionais.

cultura_160x75Cultura. Revista de história e teoria das ideias
Publicação interdisciplinar fazendo convergir as perspetivas da história, da filosofia, do pensamento político e dos estudos literários. Trata ideias e práticas políticas, religiosas, científicas, económicas, sociais, estéticas e filosóficas, nas suas formas de expressão e difusão, com destaque para a ligação entre o espaço português e o espaço ibérico, brasileiro e ibero-americano. A revista é editada pelo Centro de História da Cultura.

eces_160x75e-cadernos CES
Os e-cadernos ces são uma publicação com arbitragem científica publicados pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2008 e visam promover a divulgação de investigação avançada produzida no âmbito das ciências sociais e humanas, privilegiando perspetivas críticas e inter/transdisciplinares. Publicados trimestralmente em versão eletrónica, os e-cadernos ces privilegiam artigos originais, resultantes de conferências, seminários e workshops, assim como textos de pesquisas efetuadas no âmbito de programas de formação avançada e de projetos de investigação científica.

EeE_160x75Espaço e Economia
Oriunda do Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia (NUPEE), esta publicação objetiva fomentar os estudos acerca das relações entre espaço e economia. Embora a perspectiva inicial seja geográfica, pretendemos abordar o tema à luz da transdisciplinaridade, dialogando com áreas correlatas, como Economia e História. Com uma abordagem plural no que se refere às matrizes teóricas e a multiplicidade de escalas, esta revista ambiciona contribuir para a compreensão dos conteúdos que envolvem a valoração atual da natureza, as relações econômicas de poder e a reestruturação produtiva atual.

Etnográfica
Publicada em Portugal, a Etnográfica é uma revista quadrimestral de antropologia social e cultural. Publica artigos originais em português, inglês, espanhol e francês. Abordando uma grande diversidade de contextos etnográficos, privilegia a qualidade da pesquisa empírica, a diversidade de perspectivas analíticas e a inovação teórica. Os artigos são seleccionados pela comissão editorial com base num sistema de arbitragem por pares em regime de anonimato. Está indexada ans principais bases de dados de ciências sociais e está presente nas classificações internacionais.

Forum sociológico
Forum Sociológico foi fundada em 1992, sob o impulso do seu primeiro Director Moisés Espírito Santo. Actualmente, é uma publicação do Grupo de Trabalho Mundos Sociais, Trajectórias e Mobilidades do Centro de Estudos em Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CesNova). Pretende ser um espaço de conhecimento teoricamente informado sobre as realidades sociais. Assim, acolhe artigos assinados por investigadores de múltiplas orientações e filiações institucionais e científicas, que por via do seu trabalho dêem mostras de se comprometerem com o progresso da razão científica em ciências sociais.

160x75_midasMidas. Museus e Estudos Interdisciplinares
Midas é uma nova revista de reflexão interdisciplinar de museologia, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola. A revista aceita artigos que favoreçam a problematização dos temas, transpondo diferentes disciplinas, territórios, perspetivas e visões em trabalhos de investigação de fertilização cruzada com fronteiras de contorno híbrido. Apresenta-se como espaço de questionamento não delimitador no qual o conhecimento é compreendido como sendo impermanente e aberto ao outro.

pontourbe_160x75Ponto Urbe
A revista eletrônica Ponto Urbe (ISSN 1981-3341), publicada pelo NAU – Núcleo de Antropologia Urbana, vinculado ao Departamento de Antropologia da USP. O principal objetivo é inaugurar um novo espaço de discussão e divulgação da produção de pesquisadores de diferentes universidades do país e do exterior, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e docentes nesse campo do conhecimento. Ponto Urbe surgiu da  necessidade de  criar um veículo ágil que contemplasse a publicação de trabalhos acadêmicos, de diversas linhas de pesquisa dentro da temática urbana.

ras_160x75Revista Angoloana de Sociologia
Publicada semestralmente (Junho/Dezembro), a Revista Angolana de Sociologia é um órgão da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO) e é publicada pelas Edições Pedago (Portugal). Trata-se de um espaço de debate sobre temas actuais e relevantes não apenas da sociedade angolana, mas também das sociedades africanas e do mundo contemporâneo em geral. O espírito da revista é estimular o debate, acolhendo e difundindo textos que contribuam para um diálogo transdisciplinar, dirigindo-se a todos os interessados em compreender de maneira rigorosa a complexidade e as dinâmicas dos fenómenos sociais contemporâneos.

Revista Crítica de Ciêncais Sociais
Revista Crítica de Ciências Sociais, editada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, publica os resultados de investigação avançada em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades. Concede uma atenção particular a estudos que contribuam para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e um aprofundamento de perspetivas comparativas e privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica e para a reflexão epistemológica num contexto global. A Revista tem periodicidade trimestral e privilegia a publicação de números temáticos embora publique também em média um número não-temático por ano. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão por arbitragem científica.

RCCS Annual Review
RCCS Annual Review é uma publicação anual online em inglês que inclui uma seleção de textos publicados em português na Revista Crítica de Ciênciais Sociais no ano anterior. A Revista Crítica de Ciênciais Sociais é uma publicação trimestral que publica textos em todas as áreas das ciênciais sociais e humanas. Concede uma atenção particular a estudos que contribuam para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e um aprofundamento de perspectivas comparativas e privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica e para reflexão epistemológica num contexto global.

sociologia_160x75Sociologia, Problemas e Práticas
A revista Sociologia, Problemas e Práticas foi fundada em 1986, tendo-se publicado ininterruptamente desde então. Sociologia, Problemas e Práticas é uma revista científica cuja vocação principal é publicar artigos de análise sociológica, resultantes de investigação original, elaboração teórica ou balanço temático. Está também aberta interdisciplinarmente a trabalhos provenientes de outras áreas das ciências sociais. Dirige-se ao espaço internacional, publicando artigos em português, inglês, espanhol e francês, de autores de variados países. A orientação editorial da revista pauta-se por princípios de qualidade científica, pluralismo paradigmático e relevância social. Procura que os artigos publicados constituam contributos significativos para o avanço do conhecimento.

Terra Brasilis
Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história da cartografia e a história da geografia escolar, com ênfase no Brasil e na América Latina.

vibrant_160x75Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology
Virtual Brazilian Anthropology was conceived by the Brazilian Anthropological Association (ABA) as a medium for disseminating Brazilian anthropology beyond the Portuguese-speaking world. The journal publishes articles and audiovisual material produced by anthropologists affiliated with Brazilian research in Spanish, French or English. The aim is to promote the diversity of research in anthropology and to foster the exchange of ideas in this particular field.

Revistas online em breve

Horizontes Antropológicos
Horizontes Antropológicos é uma revista semestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A missão da revista é divulgar o conhecimento científico de ponta produzido pela Antropologia Social e pela Etnologia em suas sub-áreas e permitir o diálogo e o debate entre as diferentes tendências teóricas e metodológicas. Cada número de Horizontes Antropológicos é dedicacado um tema das Ciências Sociais.

Medievalista Online
Surgiu em 2005, a Medievalista é uma revista online semestral, especializada em Idade Média, publicada pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publica trabalhos de investigação sobre História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, Filosofia, etc., privilegiando as abordagens interdisciplinares.

Observatorio (OBS*)
A revista Observatorio (OBS*) funciona em regime de peer-review e é uma publicação online, de acesso livre e de cariz académico. É uma publiçâo interdisciplinar que, embora focada na área da comunicação, se encontra aberta às contribuições de outras áreas que se reclamem parte dos estudos da comunicação, desde a academia até ao mundo empresarial.

Cadernos de investigação

A publicação científica
Estou muito interessado pela cultura brasileira, e pelo mundo das ciências da informação dentro do contexto brasileiro. Então resolvi escrever esse blog. Este blog reflete o meu pensamento pessoal sobre a publicação científica e disseminação do conhecimento científico.

Atlantic Crossings. Materiality, contemporary movements and policies of belonging
The research project aims the study of a significant dimension of material culture and consumption practices – its ability to frame, organize, and therefore produce, social reality – through the analysis of present-day Atlantic crossing migratory movements between Portugal and Brazil.

Bibliotecas e humanidades digitais
Este blogue é uma ferramenta para auxiliar a realização da revisão da literatura sobredigital humanities (DH) ou humanidades digitais, entendida como uma área que abrange as humanidades, as ciências de computação e as ciências da informação e da documentação.

Colonial Mimesis in Lusophone Asia and Africa
Colonialism is conventionally understood as a violent intrusion into the lives, cultures, and societies of the indigenous people in the extra-European world.

Culture and Development
Este blogue dedica-se à investigação sobre a ligação entre cultura e desenvolvimento. O seu enfoque principal é na forma como esta ligação está a ser operacionalizada nos países Africanos, que iniciativas estão a ser desenvolvidas neste âmbito e quais os possíveis efeitos das mesmas.

Discurso & Cultura Digital
Um caderno de pesquisa em formato de blog, dedicado às noções de hipertexto, discurso e cultura digital.

Global Heritages – Local Memories
O projeto “Heranças Globais” tem como objectivo criar uma rede de conhecimento sobre os métodos de trabalho sobre a memória, desenvolvido em diferentes comunidades: a zona transfronteiriça entre Portugal e Espanha, Moçambique e Brasil. Três comunidades que se encontram ligadas por heranças comuns.

HD.br Blog do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais | Universidade de São Paulo
Este é o blog do Grupo de Pesquisas Humanidades Digitais, formado por pesquisadores interessados em explorar e interrogar a produção, a organização e a difusão da informação no meio digital.

Indústrias culturais
Reflexões sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espectáculos).

Madinga for export. The Globalization of caopeira
O presente blog tenta discutir o processo de transnacionalização da capoeira, uma arte marcial afro-brasileira. Nos últimos trinta anos a capoeira chegou a todos continentes através dos imigrantes brasileiros, do cinema e da web. Desde então inúmeras dissertações, teses, artigos, documentários e pesquisas têm surgido e ampliado o conhecimento disponível sobre a capoeira.

MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares
Este é o blogue da revista MIDAS, uma revista dedicada aos museus, enquanto campo de trabalho e reflexão interdisciplinar, publica informações sobre a revista.

Na Fronteira dos Deuses Negros
O presente blogue pretende tratar da religião Yorùbá e da sua diáspora Brasileira, o Candomblé de matriz jeje-nagô, numa perspetiva multidisciplinar, cruzando História religiosa, Teologia em contexto africano e Antropologia.

No Mundo dos Museus
“No Mundo dos Museus” é um blogue sobre museologia, que pretende divulgar (e comentar, sempre que possível) as novidades mais relevantes da actividade museológica em Portugal.

Orientalia. Midle East & Mediterranean Studies
As a multidisciplinary blog, its goal is to publish articles and reviews about the Middle East and the Mediterranean countries, as well as their relations with other regions of the world. Thus, it is expected to gather publications and discussions from experts in this field of study in areas such as History, Sociology, Anthropology, Law and Literature.

Sobola! Música, movimentos sociais e novas tecnologias no espaço Atlântico
The project places the lusophone Africa, Brazil and Cuba as component parts of a single cultural system, woven around the Atlantic. Concerned primarily with the formation of identities, the project focuses on the so the called “luso-iberian” territory from the point of view of cultural hybridity, as a space that allows exchanges and antagonisms, looking for the African youth movements (like Hip Hop) in the Information Society.

Social Movement Research PT
The blog is about social movement research in Portugal. It aims at distributing information about new publications, workshops and projects about social movements in Portugal and gives researchers the possibility to present their work and write reviews on the work of others.

Projections d’Histoire. Un coup de projecteur sur l’histoire de l’espace lusophone
Ce carnet propose de donner un coup de projecteur sur les travaux des étudiants et des jeunes chercheurs en Histoire dans l’espace lusophone. Il se veut un moyen de communication entre les historiens en facilitant l’accès des textes rédigés en portugais et à l’activité scientifique portugaise. Alors, mettons la lumière sur l’Histoire en portugais.

 
Carnets de recherche