OpenEdition Freemium, um programa inovador para o acesso livre à edição científica

O OpenEdition Freemium é um programa inovador na área da edição científica em acesso livre, que assenta num modelo económico híbrido, o qual alia livre acesso à informação e comercialização de serviços geradores de receitas para os produtores de recursos. Este programa constitui uma oportunidade de colocar as bibliotecas no centro do desenvolvimento da edição em acesso livre, sendo o meio concreto proposto pelo Cléo às bibliotecas e aos editores para a criação de uma aliança duradoura em prol do acesso livre em ciências sociais e humanas: dois terços das receitas vão para as revistas e para os editores parceiros que adotam o modelo freemium, ao passo que o terço remanescente permite financiar o desenvolvimento da plataforma. A totalidade das receitas geradas pelo OpenEdition Freemium é, assim, reinvestida no desenvolvimento da edição eletrónica científica em acesso livre.

Desde fevereiro de 2011 que o Centro para a edição eletrónica aberta (Cléo) propõe às bibliotecas o programa OpenEdition Freemium, permitindo-lhes:

  • aceder a seis serviços premium especialmente concebidos para dar resposta às suas necessidades;
  • participar na construção de um modelo económico para o acesso livre e dispor de uma alternativa ao modelo das plataformas em acesso reservado, que refreiam a prática da leitura e diminuem o impacto da produção científica;
  • produzir uma dinâmica que incita a adesão de mais revistas de qualidade ao acesso livre.

O OpenEdition Freemium é um programa do OpenEdition, dispositivo completo e coerente ao serviço do ensino superior e da investigação em ciências sociais e humanas. Este encontra-se organizado em torno de quatro plataformas:

  • Books: 18 coleções de livros
  • Revues.org: 75 revistas freemium, 230 revistas em acesso livre diferido
  • Calenda: 16.000 programas de eventos científicos
  • Hypotheses.org: 250 cadernos de investigação

O OpenEdition é uma iniciativa do Centro para a edição eletrónica aberta (Cléo), apoiado por quatro instituições de investigação francesas de primeiro plano: o Centre national de la recherche scientifique (CNRS), a École des hautes études en sciences sociales (EHESS), a Université de Provence e a Université d’Avignon.

OpenEdition Freemium, um programa que propõe seis grupos de serviços

1. Acesso Premium ao pacote das revistas e das coleções de livros em acesso livre

As bibliotecas que aderirem ao OpenEdition Freemium poderão propor aos respetivos utilizadores o download sem limite nem DRM de ficheiros PDF, ePub e Mobipocket (formato disponível em janeiro de 2012) dos artigos e dos livros dos 75 títulos que adotaram o modelo OpenEdition Freemium.

Acesso a partir da biblioteca ao portal dedicado: valorização das novidades, seleção temática dos recursos, motor de busca dedicado e acesso rápido aos recursos disponíveis para download.

2. Assistência e formação

As bibliotecas e as universidades que aderirem ao OpenEdition Freemium beneficiarão do acesso direto, por correio eletrónico e por telefone, a um contacto incumbido de responder às perguntas sobre as funcionalidades dos portais e o estado das coleções.

Formação presencial ou online, em francês ou inglês, de formadores e de outros funcionários das bibliotecas: apresentação dos recursos documentais, das funcionalidades e das novidades do OpenEdition.

3. Fornecimento e serviços de dados

A catalogação das revistas e dos livros divulgados em Revues.org é facilitada pela disponibilização dos seus registos bibliográficos em formato UNIMARC. As bibliotecas que aderirem ao OpenEdition Freemium poderão integrar automaticamente os registos bibliográficos no respetivo SIGB.

Os utilizadores da biblioteca podem integrar facilmente os eventos do Calenda na sua agenda eletrónica, graças a uma exportação automática em formato iCal.

Disponibilização aos utilizadores das bibliotecas de um sistema de alertas personalizado, «oferecido pela biblioteca», que lhes permite receber automaticamente, por correio eletrónico, alertas sobre os eventos científicos que decorrem na sua disciplina e na sua região (função disponível em 15 de maio de 2011).

Disponibilização aos utilizadores das bibliotecas de um sistema de alertas personalizado, «oferecido pela biblioteca», que lhes permite receber automaticamente, por correio eletrónico, notificações sobre palavras-chave livres. Por exemplo: um alerta em «Denise Pumain» avisará o utilizador sempre que este nome surgir em Revues.org, Calenda, Hypotheses.org. Também é possível efetuar uma procura apenas nos artigos publicados por esta autora.

Disponibilização aos utilizadores das bibliotecas de um sistema de alertas personalizado, que lhes permite receber automaticamente, por correio eletrónico, notificações sobre as novas publicações na sua disciplina. Exemplo: um alerta em «Estudos sobre o género» avisará o utilizador sempre que for publicado no OpenEdition um número de revista, um artigo, um livro, um convite à apresentação de comunicações, um colóquio, um caderno de investigação, etc. sobre o tema.

Acesso à base de dados do Calenda por pesquisa simples na totalidade dos campos disponíveis (datas, locais, categorias, parceiros do evento, etc.). As pesquisas utilizam o webservice de Calenda. Trata-se de uma API que produz fluxos de dados parametrizados em inúmeros formatos (ATOM, JSON, RSS, Ical em 15 de março de 2011). Estes podem ser apresentados e utilizados em todos os tipos de websites, como ambientes de trabalho digitais de instituições, portais documentais, páginas Web de departamentos ou de laboratórios.

4. Indicadores

Disponibilização de estatísticas de universidades em conformidade com a norma COUNTER (protocolo SUSHI suportado em 2012). Fornecemos ainda quadros estatísticos editorializados, acessíveis online e enviados mensalmente por correio eletrónico:

  • listas por título das publicações e dos documentos mais consultados;
  • listas dos sites referenciados agrupados por tipo de site (motores de busca, blogues, portais documentais, enciclopédias em linha);
  • estatísticas visuais com linhas de progressão em cada tipo de informação (visitas, visitantes, páginas vistas, sites de referência, país de origem das ligações, etc.).

5. Informações e documentação

As bibliotecas que aderirem receberão regularmente uma newsletter com informações sobre a evolução do OpenEdition Freemium, as novidades dos portais e a atividade do Cléo em prol das revistas e das bibliotecas:

  • formações, apresentações públicas e conferências diversas;
  • envio sistemático de publicidade sobre os quatros portais do Cléo e as atividades promovidas pelo Cléo: formações, conferências, Universidade de verão da edição eletrónica aberta, THATCamp Paris (não-conferência sobre as Digital humanities), etc.;
  • envio sistemático de documentação impressa em francês e em inglês sobre os quatro portais: guias de utilização de Revues.org, Calenda e Hypotheses.org; catálogo dos títulos disponíveis em Revues.org;
  • envio de ficheiros de vídeo e screencast de demonstração das funcionalidades disponíveis para inclusão nas páginas de ajuda dos portais documentais.

6. Governança

As bibliotecas que tenham optado pelo programa premium participam nos trabalhos do conselho de utilizadores do Cléo. Este é constituído por editores de revistas e de coleções de livros no portal Revues.org, por editores de cadernos de investigação em Hypotheses.org, por instituições parceiras do Calenda e por bibliotecas. O conselho de utilizadores reúne-se uma vez por ano e exerce uma atividade permanente em grupos de trabalho, remota ou presencial: referenciamento e bibliometria, internacionalização, qualidade dos metadados e ferramentas bibliográficas, fórum das revistas, relação com as bibliotecas, etc. Os membros do conselho de utilizadores recebem o relatório anual de atividades do Cléo (em francês).

Adesão, tarifas e informações

As bibliotecas e as instituições podem solicitar um teste do programa OpenEdition Freemium. As tarifas públicas estão disponíveis no site do Centro para a edição eletrónica aberta.

As bibliotecas membros do consórcio Couperin devem consultar o folheto da negociação OpenEdition Freemium publicado no site.

Para mais informações, contactar: lus@openedition.org