Revistas

Revistas online

aaAnuário Antropológico
O Anuário Antropológico é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Publica artigos originais, ensaios bibliográficos, resenhas, críticas e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas de qualidade, diálogos teóricos relevantes e perspectivas analíticas diversas. A Revista publica textos em português, inglês, espanhol ou francês. Os artigos selecionados pela comissão editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de anonimato.

Cadernos de Estudos Africanos
A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL de Lisboa especializada em temáticas africanas. Aberta à comunidade científica internacional que trabalha na área das ciências sociais sobre este continente, apostando na internationalização, na inter e multidisciplinaridade, publica artigos em quatro línguas (português, inglês ,espanhol e francês). A revista Caderno de Estudos Africanos tem tido, desde o seu primeiro número, datado de Julho de 2001, uma publicação regular e semestral.

cp_160x75Comunicação Pública
A revista Comunicação Pública é um novo projeto editorial para o campo científico, académico e profissional, da comunicação. É um espaço que acolhe trabalhos de investigação, ensajos teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspectivas, linguagens, contextos e objectivos que os caracterizem, façam da comunicação o seu objecto comun. Abarça diferentes contextos de comunicação – interpessoal, grupal, organizacional, comunitário e social – nas diferentes escalas geopolíticas, e os vários subsistemas especializados que, de uma forma profissional e organizada, repartem entre si a função social de levar até aos mais variados públicos todo o tipo de mensagens na contemporaneidade.

Configurações
Configurações – Revista de Sociologia publica trabalhos académicos inéditos em ciências sociais, sob a forma de artigos e recensões de livros, que possam contribuir para enriquecer o conhecimento científico da realidade social, no plano nacional e internacional. Procura-se equilibrar a publicação de trabalhos de investigadores seniores com a disseminação de trabalhos de jovens investigadores, que apresentem qualidade e originalidade. Trabalhos provenientes de áreas afins, considerados com interesse para as ciências sociais, mormente para a Sociologia, poderão ser considerados para publicação.

Confins
Confins
 é uma revista franco-brasileira de geografia, dedicada à publicação de artigos originais, em francês ou português, e traduções de artigos existentes. Os artigos tratam, com numerosas ilustrações, de assuntos brasileiros, franceses ou outros, e prioridade é dada aos artigos comparativos e os artigos de brasileiros sobre a Europa. A revista difunde em ambas direções os avanços das pesquisas em geografia, em todas as suas linhas, com ênfase na geografia regional. Quanto às abordagens, nenhuma exclusiva, mas as exigências de uma revista científica são seguidas e, portanto a avaliação dos artigos por comitês internacionais.

cultura_160x75Cultura. Revista de história e teoria das ideias
Publicação interdisciplinar fazendo convergir as perspetivas da história, da filosofia, do pensamento político e dos estudos literários. Trata ideias e práticas políticas, religiosas, científicas, económicas, sociais, estéticas e filosóficas, nas suas formas de expressão e difusão, com destaque para a ligação entre o espaço português e o espaço ibérico, brasileiro e ibero-americano. A revista é editada pelo Centro de História da Cultura.

eces_160x75e-cadernos CES
Os e-cadernos ces são uma publicação com arbitragem científica publicados pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2008 e visam promover a divulgação de investigação avançada produzida no âmbito das ciências sociais e humanas, privilegiando perspetivas críticas e inter/transdisciplinares. Publicados trimestralmente em versão eletrónica, os e-cadernos ces privilegiam artigos originais, resultantes de conferências, seminários e workshops, assim como textos de pesquisas efetuadas no âmbito de programas de formação avançada e de projetos de investigação científica.

EeE_160x75Espaço e Economia
Oriunda do Núcleo de Pesquisa Espaço e Economia (NUPEE), esta publicação objetiva fomentar os estudos acerca das relações entre espaço e economia. Embora a perspectiva inicial seja geográfica, pretendemos abordar o tema à luz da transdisciplinaridade, dialogando com áreas correlatas, como Economia e História. Com uma abordagem plural no que se refere às matrizes teóricas e a multiplicidade de escalas, esta revista ambiciona contribuir para a compreensão dos conteúdos que envolvem a valoração atual da natureza, as relações econômicas de poder e a reestruturação produtiva atual.

Etnográfica
Publicada em Portugal, a Etnográfica é uma revista quadrimestral de antropologia social e cultural. Publica artigos originais em português, inglês, espanhol e francês. Abordando uma grande diversidade de contextos etnográficos, privilegia a qualidade da pesquisa empírica, a diversidade de perspectivas analíticas e a inovação teórica. Os artigos são seleccionados pela comissão editorial com base num sistema de arbitragem por pares em regime de anonimato. Está indexada ans principais bases de dados de ciências sociais e está presente nas classificações internacionais.

Forum sociológico
Forum Sociológico foi fundada em 1992, sob o impulso do seu primeiro Director Moisés Espírito Santo. Actualmente, é uma publicação do Grupo de Trabalho Mundos Sociais, Trajectórias e Mobilidades do Centro de Estudos em Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CesNova). Pretende ser um espaço de conhecimento teoricamente informado sobre as realidades sociais. Assim, acolhe artigos assinados por investigadores de múltiplas orientações e filiações institucionais e científicas, que por via do seu trabalho dêem mostras de se comprometerem com o progresso da razão científica em ciências sociais.

horizontes_160x75Horizontes Antropológicos
Horizontes Antropológicos é uma revista semestral, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A missão da revista é divulgar o conhecimento científico de ponta produzido pela Antropologia Social e pela Etnologia em suas sub-áreas e permitir o diálogo e o debate entre as diferentes tendências teóricas e metodológicas. Cada número de Horizontes Antropológicos é dedicacado um tema das Ciências Sociais.

medievalista_160x75Medievalista Online
Surgiu em 2005, a Medievalista é uma revista online semestral, especializada em Idade Média, publicada pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Publica trabalhos de investigação sobre História, Arqueologia, História da Arte, Literatura, Filosofia, etc., privilegiando as abordagens interdisciplinares.

160x75_midasMidas. Museus e Estudos Interdisciplinares
Midas é uma nova revista de reflexão interdisciplinar de museologia, com arbitragem científica, semestral e em acesso aberto. A revista assume uma abordagem internacional, privilegiando uma relação de proximidade e diálogo com os países de língua portuguesa e espanhola. A revista aceita artigos que favoreçam a problematização dos temas, transpondo diferentes disciplinas, territórios, perspetivas e visões em trabalhos de investigação de fertilização cruzada com fronteiras de contorno híbrido. Apresenta-se como espaço de questionamento não delimitador no qual o conhecimento é compreendido como sendo impermanente e aberto ao outro.

pontourbe_160x75Ponto Urbe
A revista eletrônica Ponto Urbe (ISSN 1981-3341), publicada pelo NAU – Núcleo de Antropologia Urbana, vinculado ao Departamento de Antropologia da USP. O principal objetivo é inaugurar um novo espaço de discussão e divulgação da produção de pesquisadores de diferentes universidades do país e do exterior, incluindo alunos de graduação, pós-graduação e docentes nesse campo do conhecimento. Ponto Urbe surgiu da  necessidade de  criar um veículo ágil que contemplasse a publicação de trabalhos acadêmicos, de diversas linhas de pesquisa dentro da temática urbana.

ras_160x75Revista Angoloana de Sociologia
Publicada semestralmente (Junho/Dezembro), a Revista Angolana de Sociologia é um órgão da Sociedade Angolana de Sociologia (SASO) e é publicada pelas Edições Pedago (Portugal). Trata-se de um espaço de debate sobre temas actuais e relevantes não apenas da sociedade angolana, mas também das sociedades africanas e do mundo contemporâneo em geral. O espírito da revista é estimular o debate, acolhendo e difundindo textos que contribuam para um diálogo transdisciplinar, dirigindo-se a todos os interessados em compreender de maneira rigorosa a complexidade e as dinâmicas dos fenómenos sociais contemporâneos.

Revista Crítica de Ciêncais Sociais
Revista Crítica de Ciências Sociais, editada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, publica os resultados de investigação avançada em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades. Concede uma atenção particular a estudos que contribuam para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e um aprofundamento de perspetivas comparativas e privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica e para a reflexão epistemológica num contexto global. A Revista tem periodicidade trimestral e privilegia a publicação de números temáticos embora publique também em média um número não-temático por ano. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de seleção e revisão por arbitragem científica.

RCCS Annual Review
RCCS Annual Review é uma publicação anual online em inglês que inclui uma seleção de textos publicados em português na Revista Crítica de Ciênciais Sociais no ano anterior. A Revista Crítica de Ciênciais Sociais é uma publicação trimestral que publica textos em todas as áreas das ciênciais sociais e humanas. Concede uma atenção particular a estudos que contribuam para um conhecimento crítico da realidade portuguesa e um aprofundamento de perspectivas comparativas e privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica e para reflexão epistemológica num contexto global.

sociologia_160x75Sociologia, Problemas e Práticas
A revista Sociologia, Problemas e Práticas foi fundada em 1986, tendo-se publicado ininterruptamente desde então. Sociologia, Problemas e Práticas é uma revista científica cuja vocação principal é publicar artigos de análise sociológica, resultantes de investigação original, elaboração teórica ou balanço temático. Está também aberta interdisciplinarmente a trabalhos provenientes de outras áreas das ciências sociais. Dirige-se ao espaço internacional, publicando artigos em português, inglês, espanhol e francês, de autores de variados países. A orientação editorial da revista pauta-se por princípios de qualidade científica, pluralismo paradigmático e relevância social. Procura que os artigos publicados constituam contributos significativos para o avanço do conhecimento.

Terra Brasilis
Terra Brasilis (Nova Série) é uma publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, coletivo nacional de pesquisadores interessados na história da geografia, a geografia histórica, a história do pensamento geográfico, a história da cartografia e a história da geografia escolar, com ênfase no Brasil e na América Latina.

vibrant_160x75Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology
Virtual Brazilian Anthropology was conceived by the Brazilian Anthropological Association (ABA) as a medium for disseminating Brazilian anthropology beyond the Portuguese-speaking world. The journal publishes articles and audiovisual material produced by anthropologists affiliated with Brazilian research in Spanish, French or English. The aim is to promote the diversity of research in anthropology and to foster the exchange of ideas in this particular field.

Revistas online em breve

Interseções
Interseções – Revista de estudos interdisciplinares é um periódico científico semestral criado em 1999, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sua linha editorial acompanha a proposta de formação do PPCIS, recebendo contribuições das áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, bem como de áreas afins que estabeleçam diálogo com autores e conceitos das Ciências Sociais. Após 22 edições impressas, a revista se tornou uma publicação eletrônica de livre acesso desde o ano de 2010.

Ler História
A Ler História é uma a revista científica na área da História que se publica desde 1983 sem interrupção. Orientada para a História de Portugal e do Império Português nas épocas moderna e contemporânea inclui no seu campo de produção outros espaços historiograficamente pertinentes como a História Ibérica, a História Europeia, a História do mundo ibero-americano e do Mediterrâneo. A História comparada constitui uma das suas principais vocações.

Observatorio (OBS*)
A revista Observatorio (OBS*) funciona em regime de peer-review e é uma publicação online, de acesso livre e de cariz académico. É uma publiçâo interdisciplinar que, embora focada na área da comunicação, se encontra aberta às contribuições de outras áreas que se reclamem parte dos estudos da comunicação, desde a academia até ao mundo empresarial.