Revues.org é um portal de revistas científicas online que põe em prática uma conceção de edição eletrónica aberta, no domínio das humanidades e das ciências sociais. Privilegia a disponibilização online de artigos em texto integral e com acesso livre.
As revistas são selecionadas por um Conselho Científico. A sua natureza é realçada por uma padronização gráfica específica que permite a identificação de cada uma dessas revistas.
Os sites de Revues.org obedecem a normas de qualidade que garantem uma vasta acessibilidade às revistas.

Pesquisar uma revista ou um artigo

Cada revista tem o seu próprio site, acessível através de um endereço simples. Por exemplo: http://confins.revues.org. No topo da página, um menu desdobrável permite aceder a qualquer revista. Cada revista disponibiliza um índice por autores e algumas propõem também um índice geográfico, por palavras-chave, etc. As pesquisas podem ser feitas sobre o conteúdo de cada revista ou sobre a totalidade dos conteúdos do portal, graças a um motor de pesquisa global.

Manter-se informado sobre a atualidade do portal

Newsletter eletrónica de Revues.org informa os seus assinantes sobre a atualidade do portal e as novidades relativas às revistas. Revues.org disponibiliza também mais de 300 feeds RSS diferentes. O feed RSS geral refere-se à atualidade do portal. Cada revista dispõe de feeds relativos a cada número e a cada documento. Calenda e Hypotheses disponibilizam igualmente os seus próprios feeds RSS.

ASSINAR A NEWSLETTER lusopenedition@listes.revues.org
SUBSCREVER OS FEEDS RSS DE REVUES.ORG http://feeds.revues.org

Ler os artigos online

Os diversos números das revistas estão acessíveis através da barra de navegação lateral e permitem o acesso aos artigos. Para um máximo conforto da leitura:

  • as notas são localizadas na margem;

  • o texto pode ser visualizado em três tamanhos;

  • as imagens podem ser aumentadas graças a um zoom;

  • o artigo pode ser enviado por correio eletrónico;

  • está disponível uma imagem fac-símile para as revistas existentes em papel.

Citar os artigos online

Para garantir a possibilidade de citação dos artigos em qualquer momento:

  • cada artigo tem um endereço (URL) simples e permanente que permite citar o artigo;

  • o bloco «Para citar este artigo» dá a referência integral do documento online;

  • cada parágrafo é numerado, o que permite citar com precisão um excerto de um artigo;

  • todos os elementos de um artigo (texto, resumo, palavras-chave, notas…) encontram-se na mesma página.

Exemplo de citação de um artigo:

Vitor Sérgio Ferreira, « Política do corpo e política de vida: a tatuagem e o body piercing como expressão corporal de uma ética da dissidência », Etnográfica [Online], vol. 11 (2) | 2007, posto online no dia 26 Setembro 2012, consultado no dia 04 Outubro 2012. URL : http://etnografica.revues.org/1979; DOI : 10.4000/etnografica.1979

 
Carnets de recherche